Reconhecido pela Portaria SERES Nº 278, de 01/07/2016, Publicada no D.O.U. em 04/07/2016
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, através das várias disciplinas oferecidas em seu currículo, possibilita ao aluno estudar as diversas formas de manifestação da vida, investigando as origens, a natureza, a estrutura e a evolução dos fenômenos comuns a todos os seres vivos.
Perfil do Profissional
O graduado em Ciências Biológicas deve ser o profissional detentor de conhecimentos generalistas sobre todas as áreas das ciências biológicas e correlatas; possuidor de uma visão ampla sobre a problemática sócio-ambiental da atualidade; apto a se adaptar às expectativas e demandas do mercado de trabalho; atualizado em relação aos avanços conceituais e metodológicos em suas áreas de competência e capaz de desempenhar a função de educador/professor comprometido com a realidade educacional brasileira.
Campo de Atuação
A profissão, Biólogo, foi regulamentada pela Lei Federal n. º 6684/79. Antes da regulamentação, Biólogo era o Bacharel em Ciências Biológicas ou em Biologia ou ainda em História Natural. A Lei 6684/79 estendeu esse status aos Licenciados em Ciências Biológicas, com a denominação comum de Biólogos a todos os graduados.
O Biólogo pode realizar, profissionalmente, o exercício do magistério no ensino fundamental e médio. Pode lecionar Ciências, Biologia, Programa de Saúde, Biologia Educacional e Disciplinas Biológicas Profissionalizantes.
Todos os Licenciados podem trabalhar competitivamente, na Indústria (alimentar e farmacêutica), nos Laboratórios (de centro de qualidades, análises) e, sobretudo, nas Instituições de pesquisas pura e aplicada, vinculadas ou não às Universidades.
Diversas instituições empregam Biólogos, tais como Parques e Reservas Florestais, Institutos de Botânica, de Zoologia, de Ecologia e várias outras Instituições dedicadas ao aprimoramento genético de animais e plantas e à Biotecnologia como a Engenharia Genética. Ainda desempenham funções em laboratórios de Citogenética, em Museus de Zoologia e Botânica, Institutos Agronômicos entre outros.
Há também um promissor mercado de trabalho aos Biólogos ligados às Ciências Ambientais em relação às organizações não governamentais (ONGS).