História - Licenciatura

curso de historia

Grade Curricular - Curso História

4 anos (8 períodos letivos) CH
Antropologia Cultural 40h
Antropologia: Fundamentos e Métodos 40h
Atividades Teórico-Práticas: Educação e Questões Socioambientais 50h
Atividades Teórico-Práticas: Iniciação à Docência 50h
Atividades Teórico-Práticas: Pesquisa, Extensão e Prática Educativa 50h
Atividades Teórico-Práticas: Realidades Educacionais Brasileiras 50h
Comunicação de Trabalho de Pesquisa 40h
Concepções Teóricas de Ensinar e Aprender 40h
Conteúdos, Metodologia e Prática nos anos finais do Ensino Fundamental 50h
Conteúdos, Metodologia e Prática nos anos finais do Ensino Fundamental 50h
Conteúdos, Metodologia e Prática para o Ensino Médio 50h
Conteúdos, Metodologia e Prática para o Ensino Médio 50h
Conteúdos, Metodologia e Prática na Educação de Jovens e Adultos 50h
Construção de Projeto de Pesquisa 40h
Didática e Avaliação Educacional 40h
Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais 40h
Ética, Direitos Humanos, Diversidade e Relações Étnico-Raciais 40h
Fundamentos Filosóficos, Históricos e Culturais da Ação Educativa 40h
História Antiga: Oriente e Grécia 80h
História Antiga: Roma 80h
História Contemporânea: século XVIII e XIX 80h
História Contemporânea: século XX – XXI 80h
História da África 80h
História da América Pré-Colombiana e Colonial 80h
História da América Independente 80h
História da Arte Moderna e Contemporânea 80h
História das Sociedades Indígenas 80h
História do Brasil: Colônia 80h
História do Brasil: Império 80h
História do Brasil: República (1889-1954) 80h
História do Brasil: República (1954-2000) 80h
História e o Ensino de História 80h
História Local e Regional 80h
História Medieval: Alta Idade Média 80h
História Medieval: Baixa Idade Média 80h
História Moderna 80h
Historiografia: Correntes do Pensamento Historiográfico Brasileiro 40h
Integração e Interdisciplinaridade Curricular 40h
Língua Portuguesa e Capacidade Comunicativa 40h
Metodologia da Pesquisa 40h
Patrimônio: História e Memória Social 40h
Patrimônio: Legislação e Sociedade 40h
Planejamento, Projetos e Trabalho Coletivo da Prática Educativa 50h
Políticas Públicas, Gestão e Organização da Educação Básica 40h
Práticas Educativas e Tecnologias de Informação e Comunicação 50h
Prática Pedagógica: A Unidade Teoria e Prática 50h
Residência Docente / Estágio Curricular Supervisionado/ Educação de Jovens e Adultos 100h
Residência Docente / Estágio Curricular Supervisionado/ Ensino Fundamental 150h
Residência Docente / Estágio Curricular Supervisionado/ Ensino Médio 150h
Teoria da História: Correntes Teóricas dos séculos XVIII e XIX 80h
Teoria da História: Correntes Teóricas dos séculos XX 80h
CARGA HORÁRIA TOTAL 3240h

Corpo Docente - Curso História

Professor(a)
Cristiano M. Santos – Especialista em Educação Especial / FALC
Edilaine César – Mestre em Educação / PUC-SP
Eva A. Santos – Mestre em Ciências / USP
Giani de Cássia Santana – Mestre em Políticas Públicas, Culturais e Educação / UMC
Ivan C. Rodrigues – Mestre em História / PUC-SP
Leandro V. Azevedo – Doutor em História Social / USP
Madalena M. D. Grass – Mestre em Ciências / USP
Márcia R. Ciscati – Doutora em História / UNESP
Marco Antonio de Oliveira – Doutor em História da Educação / USP
Maria do Carmo Silva – Mestre em Comunicação Social / Metodista
Marina F. Pinheiro – Doutora em Língua Portuguesa / USP
Paulo Cadette Júnior – Doutor em Ciências Sociais / PUC-SP
Pedro B. Gomes – Mestre em Educação / UNICID
Wilson H. Silva – Mestre em Ciências da Comunicação / USP

4 anos (8 períodos letivos)
Carga Horária Total de 3240 horas

Descrição

Reconhecimento renovado pela Portaria SERES nº 917, de 27/12/2018, D.O.U de 28/12/2018

O curso procura potencializar a reflexão histórica sobre a História e a produção do conhecimento historiográfico, em suas diferentes dimensões. Numa perspectiva crítica e plural, o curso busca a formação de um profissional pesquisador e docente, capaz de lidar com os instrumentos da produção e da crítica do saber histórico.

Perfil do Profissional

O graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de professor e Historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe domínio da natureza do conhecimento histórico e escolar e das práticas essenciais de sua produção e difusão, suprindo demandas sociais relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc.).

Campo de Atuação

O licenciado em História poderá atuar no Ensino Fundamental e Médio; em institutos de pesquisa que não desenvolvem atividades de ensino; realizando pesquisas ligadas a questões vinculadas ao patrimônio artístico e cultural, à cultura material (associação Arqueologia/História, atuação em museus) ou a serviço dos meios de comunicação de massa (imprensa, televisão, etc.); funcionando em assessorias culturais e políticas também; trabalhando na constituição e gestão de bancos de dados, na organização de arquivos e em outras áreas de um modo geral ligadas à reunião e preservação da informação, junto a movimentos sociais, sindicatos e associações de moradores, escolas, empresas, etc.

Avaliação do MEC

Nota 3

Coordenador do Curso

Prof. Dr. Marco Antônio Oliveira

vestibular 2021