Arqueologia

Extensão Universitária
Programa: sendo 20hs de aula, mais 10hs de atividades programadas
Carga Horária Total de 30 horas

Descrição

O curso de Extensão «Arqueologia e Sala de Aula » voltado à Professores de História e áreas afins visa ampliar o conhecimento de uma área específica e multidisciplinar, a Arqueologia e a sua aplicação na área do ensino fundamental e médio.

Arqueologia é a ciência que estuda os vestígios materiais da presença humana, com o objetivo de compreender aspectos importantes de uma determinada cultura e os seus mecanismos dinâmicos de funcionamento social. O curso tem por finalidade, fornecer subsídios para o professor da rede pública ou privada que possibilitem, por um lado, o trabalho com a documentação arqueológica no ensino da História do Brasil, da América e da Antiguidade (no caso de professores de História) e por outro, a ampliação do processo de educação patrimonial, levando-o às escolas de Ensino Fundamental e Médio, por meio de professores bem informados e comprometidos com a preservação dos vestígios materiais de nossa Cultura. Por último, o curso oferece para os graduados das mais diversas áreas, um conhecimento pouco abordado em nosso país, bem como a formação uma consciência crítica quanto à importância dos testemunhos materiais e sua preservação.

Objetivos
A Arqueologia é uma área acadêmica ainda pouco explorada nos livros didáticos. A abordagem em relação à cultura material ainda é ilustrativa e descarta a importância da cultura material como documento. Deste modo, o entrecruzamento entre a área de conhecimento e mecanismos de ensino será o cerne das discussões do curso. Com isso, o curso pretende conceituar a Arqueologia, de forma a contemplar seus fundamentos teórico-metodológicos e suas técnicas; promover um aprofundamento no conhecimento das populações antigas e pré-históricas; estimular a sensibilidade dos alunos em relação ao documento material, levando-os a considerarem sua importância cultural bem como a extraírem informações dos mesmos; desenvolver e discutir recursos didáticos para se trabalhar com as fontes materiais em sala de aula; discutir a História do Brasil pré-colonial, ainda pouco abordada de forma adequada nos distintos níveis de ensino; oferecer subsídios para a formação de uma consciência crítica a respeito da preservação do patrimônio histórico e arqueológico nacional, bem como de meios para levar a efeito os objetivos da educação patrimonial.

Corpo Docente

Prof.º Doutor Vagner Carvalheiro Porto (Professor de Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia – USP); Profª Doutora em Arqueologia Juliana Hora (Pós-Doutoranda em Arqueologia do Mediterrâneo – Museu de Arqueologia e Etnologia – USP)

Mais informações

Inscreva-se neste curso

MAIS INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO COM A SECRETARIA GERAL DAS FACULDADES

Localização

Rua Barão de Mauá, 95 – Centro
07012-071 – Guarulhos – SP