Práticas de visitas em campo do Curso de História

16-12-21 Equipe FG 0 comment

Trabalho desenvolvido pela profa. Ms. Madalena Dias de Estudo do Meio, da disciplina de História Local e Regional, do curso de História.

No dia 27 de Novembro de 2021, o curso de História da FG retomou a prática das Visitas de Campo, que haviam sido temporariamente suspensas por causa da pandemia. Nas sequências de fotos selecionadas, podemos ver algumas das turmas que fizeram essas visitas, como parte integrante da disciplina História Local e Regional, ministrada pela professora Madalena Grassl desde 2013.
Através da observação guiada pelo centro de São Paulo, os alunos refletem sobre a ocupação espacial da região paulista, sobre os diferentes tempos históricos presentes na paisagem, sobre a atuação dos diferentes sujeitos históricos, sobre a importância da educação patrimonial. Também aprendem a metodologia do Estudo do Meio, e a ideia é que tragam este olhar diferenciado e essa prática pedagógica para Guarulhos, tornando o ensino escolar de História mais significativo e cidadão.