Pedagogia - Licenciatura

curso de pedagogia

Grade Curricular - Curso Pedagogia

4 anos (8 períodos letivos) CH
Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Processos 80h
Arte, Corpo e Movimento: Conteúdos, Metodologias e Prática 40h
Atividades Teórico-Práticas: Educação e Questões Socioambientais 50h
Atividades Teórico-Práticas: Iniciação à Docência 50h
Atividades Teórico-Práticas: Pesquisa, Extensão e Prática Educativa 50h
Atividades Teórico-Práticas: Realidades Educacionais Brasileiras 50h
Avaliação Educacional 80h
Brinquedos, Jogos e Desenvolvimento 80h
Comunicação de Trabalho de Pesquisa 40h
Construção de Projeto de Pesquisa 40h
Conteúdos, Metodologia e Prática na Educação Infantil de 0 a 3 anos 50h
Conteúdos, Metodologia e Prática na Educação Infantil de 4 a 5 anos 50h
Conteúdos, Metodologia e Prática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Alfabetização) 50h
Conteúdos, Metodologia e Prática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa e Matemática) 50h
Conteúdos, Metodologia e Prática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Ciências Naturais e Ciências Sociais) 50h
Cultura Corporal na Escola 80h
Didática e Formação Docente 40h
Didática: Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico Contemporâneo 80h
Educação de Jovens e Adultos, História e Prática Educativa 40h
Educação e Desenvolvimento Psicossocial 80h
Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais 40h
Escola, Currículo e Sociedade 40h
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil (Creche e Pré-escola) 150h
Estágio Curricular Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos 50h
Estágio Curricular Supervisionado na Gestão Escolar 50h
Ética, Direitos Humanos, Diversidade e Relações Étnico-Raciais 40h
Filosofia e Educação 40h
Fundamentos e Organização de Espaços na Educação Infantil 40h
Fundamentos Psicopedagógicos na Educação 40h
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Matemática na Educação Infantil 80h
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Matemática nos Anos Iniciais 80h
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Arte nos Anos Iniciais 80h
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino de Ciências Naturais nos Anos

Iniciais

80h
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino de Geografia nos Anos Iniciais 80h
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino de História nos Anos Iniciais 80h
Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino de Língua Portuguesa 80h
Gestão dos Sistemas e Unidades Escolares 40h
História Social da Escola 80h
História Social da Infância 40h
Integração e Interdisciplinaridade Curricular 40h
Língua Portuguesa e Capacidade Comunicativa 40h
Metodologia da Pesquisa 40h
Perspectivas Sociológicas sobre a Educação 40h
Planejamento, Projetos e Trabalho Coletivo na Prática Educativa 50h
Política e Gestão da Educação Infantil 40h
Políticas Públicas da Educação Brasileira 40h
Políticas Públicas, Gestão e Organização da Educação Básica 40h
Prática Pedagógica: A Unidade Teoria e Prática 50h
Práticas Educativas e Tecnologias de Informação e Comunicação 50h
Projeto Político Pedagógico 40h
Psicologia e Educação 80h
Recursos Psicológicos para a Ação do Professor 40h
Relações Sociais e Processos Educacionais 40h
Residência Docente/ Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental 150h
Supervisão e Coordenação do Trabalho Pedagógico 80h
CARGA HORÁRIA TOTAL 3200h

Corpo Docente - Curso Pedagogia

Professor(a)
Claudineide L. Irma – Mestre em Psicologia da Educação / PUC-SP
Cristiano M. Santos – Especialista em Educação Especial / FALC
Edilaine César – Mestre em Educação / PUC-SP
Eduardo A. R. Ramires – Mestre em Educação / UNICAMP
Élio de Assis – Doutor em Psicologia da Educação / PUC-SP
Flávio B. Nascimento – Mestre em Análise Geoambiental / UnG
Giani de Cássia Santana – Mestre em Políticas Públicas, Culturais e Educação / UMC
Gildo J. Costa – Mestre em Educação / PUC-SP
Hime G. S. Candido – Especialista em LIBRAS e Educação para Surdos / Uninter
Lia I. Marques – Especialista em Docência / UNESP
Lucas Marino Vivot – Mestre em Ecologia e Evolução / UNIFESP
Marco A. Oliveira – Doutor em História da Educação / USP
Maria L. Marques – Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano/ USP
Marina F. Pinheiro – Doutora em Língua Portuguesa / USP
Mariza M. Martinez – Especialista em Psicopedagogia / UNINOVE
Paulo Cadette Júnior – Doutor em Ciências Sociais / PUC-SP
Paulo S. P. Silva – Doutor em Educação Matemática / UNIBAN
Pedro B. Gomes – Mestre em Educação / UNICID
Raquel M. Rodrigues – Mestre em Genética / USP
Renata E. M. Nifoci – Mestre em Educação Matemática / PUC- SP
Sônia C. S. Prado – Mestre em Educação Matemática /PUC-SP
Wilson H. Silva – Mestre em Ciências da Comunicação / USP

4 anos (8 períodos letivos)
Carga Horária Total de 3200 horas

Descrição

Reconhecimento renovado pela Portaria SERES nº 917, de 27/12/2018, D.O.U de 28/12/2018

O curso de Pedagogia tem como centralidade: A docência na Educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio na modalidade Normal, na Educação profissional, na área de apoio escolar e em outras áreas onde sejam previstos os conhecimentos pedagógicos.

A gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares.

Perfil do Profissional

O egresso do Curso de Pedagogia das Faculdades de Guarulhos será capaz de:
Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, contribuindo para o seu desenvolvimento pleno;
Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do ensino fundamental;
Trabalhar em espaços escolares e não escolares na produção da aprendizagem e sujeitos nas diversas fases do seu desenvolvimento;
Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicados à educação nos processos didático-pedagógicos;
Participar da gestão das instituições em que atuem contribuindo para elaboração, implementação e acompanhamento de projetos pedagógicos e programas educacionais;
Atuar com ética e compromisso, promovendo a construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária.

Campo de Atuação

Este profissional poderá atuar em creches, no magistério de classes de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, em escola públicas e privadas, em organizações governamentais e não governamentais, em espaços escolares como Centros Sociais, Centros de Referência e Casas Abrigo, entre outros, sempre promovendo a educação como um fenômeno sócio-histórico e político-cultural e a democratização do saber.

Avaliação do MEC

Nota 4

Coordenador do Curso

Professor

vestibular 2021